Governo de Sergipe publica edital para projeto da Adutora do Leite
Categoria.: Agricultura
O Estado de Sergipe anunciou a publicação do edital para o desenvolvimento do projeto da Adutora do Leite, uma iniciativa que visa aprimorar o setor agropecuário local ao fornecer água do Rio São Francisco para a região de Nossa Senhora da Glória. Essa adutora, que terá um percurso superior a 100 quilômetros, tem como principal objetivo o avanço da produção leiteira, projetando um aumento para mais de 460 milhões de litros de leite por ano. Além de Nossa Senhora da Glória, as cidades de Canindé de São Francisco, Poço Redondo e Monte Alegre de Sergipe também serão beneficiadas, apoiando cerca de 140 mil cabeças de gado nessas áreas.
O projeto representa um investimento público de aproximadamente R$ 250 milhões, destinado a melhorar as condições de vida de cerca de 23 mil famílias ao promover o aumento da renda e a criação de empregos nos municípios envolvidos. Isso se deve ao fortalecimento da produção leiteira, uma atividade econômica crucial para o alto sertão de Sergipe. A construção da adutora incluirá uma rede de novas tubulações, estações elevatórias e reservatórios para garantir o abastecimento de água ao longo de seu trajeto, especialmente em áreas rurais.
Zeca Ramos da Silva, secretário de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca, expressou otimismo quanto à duplicação da produção leiteira, impulsionada pelo acesso ampliado à água. Isso permitirá aos pecuaristas investir mais na nutrição e genética do gado, reduzindo os custos de produção e favorecendo o crescimento do rebanho.
A seleção da empresa de engenharia que realizará os estudos e o projeto da adutora está a cargo da Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse), sob a supervisão da Secretaria de Agricultura. O diretor-presidente da Coderse, Paulo Sobral, detalhou que a obra será executada em três fases, com extensões variadas desde a Estação Elevatória de Água Bruta até a cidade de Glória, passando por Poço Redondo e incluindo a construção de estações elevatórias adicionais ao longo do percurso.