Cepea avalia que o preço do bezerro está em queda desde 2021.
Categoria.: Bovinocultura
Cenário está relacionado avanços no uso de tecnologias para produção e aumento da produtividade. Os preços do bezerro estão em movimento de queda desde meados de 2021, apontou o informe de pesquisadores do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada). Segundo o instituto, entre agosto/22 e agosto/23, especificamente, o Indicador do bezerro ESALQ/BM&FBovespa (animal nelore, de 8 a 12 meses, Mato Grosso do Sul) recuou 8%.
A pressão sobre os valores do animal vem sobretudo da maior oferta, resultado de avanços no uso de tecnologias para produção (como genética e inseminação, especialmente de 2020 a 2022) e, consequente, do aumento da produtividade.
Neste caso, produtores, estimulados pelos elevados patamares de negociação da arroba bovina e pela aquecida demanda internacional pela carne brasileira, elevaram os investimentos no setor. Além disso, foi verificada uma maior retenção de matrizes entre 2020 e 2021 (vacas adultas e novilhas), justamente no intuito de se recuperar a produção.
Com informações do Cepea
Foto de capa: Wenderson Araujo/Trilux/Sistema CNA Senar